Pentecostais!

07:51 0 Comments


            Andando pelos sites evangélicos da Internet, principalmente nos sites que tem como público alvo, os pentecostais, vem que todos os meus amigos blogueiros postam sobre a defasagem da música pentecostal.
            O principal motivo e alvo de reclamações são da migração do estilo genuíno pentecostal, para o tal do Pop Pentecostal.
            Realmente, Pop pentecostal não é um ritmo que toda cantora sabe fazer, vemos a inundação de CDs com esta nova fórmula nas prateleiras das livrarias evangélicas.
            Tem colegas meus que preferem não colocar nomes, mas eu prefiro descreve-los aqui, para que vocês vejam que o Pop pentecostal, poderá ser o futuro pentecostal, o porquê disso eu falo adiante.
            Quando falamos de MPB, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, entre outros vêm em mente como seus principais interpretes. Da mesma forma que Rock lembramo-nos da Rita Lee, ou do Sertanejo Universitário associamos com Luan Santana.
            Da mesma forma que acontece no mundo secular, o mundo gospel tem seus principais artistas que são associados á certo ritmos, e aquele ritmo ficam impregnados na imagem do cantor.
            Abaixo vou descrever as maiores cantoras do estilo pentecostais de atualmente, digo o PURO pentecostal, não aqueles (as) que mudam de estilo á cada CD para tentar encontrar a fórmula  do sucesso.
            Dividi em 3 partes esta matéria, na primeira postarei as genuínas do pentecostal, ou seja, quem nunca saiu deste gênero, cantoras que não perderam seu espaço mesmo com o antigo estilo, porém inovando á cada CD.
            Roseane Ribeiro segue ativa nos seus CDs pentecostais. Seu último trabalho que é intitulado Rastro de Unção, foi aceito pelo público, tem canções para vários tipos de gostos, porém com a essência do pentecoste. Além de ser uma das melhores compositoras deste gênero, está na produção do seu novo CD, onde vai interpretar suas canções de maior sucesso.
            Sofia Cardoso foi grande percussora do pentecostal no século passado. Gravou mais de 19 trabalhos, nunca perdeu a essência, e seu ultimo CD chamado Renovo, trouxe músicas mais atuais, porém sem fugir do estilo.
            Lauriete, apesar de dar uma escorregada em seus 2 últimos CDs, se apegou ao pentecostal de tal forma á não largar mais. Tem conseguido vender pelo menos 80.000 cópias e sabe da importância de continuar no que Deus á chamou, vimos que seu ultimo CD foi bem mais aceito que o antepenúltimo.
            Falar de pentecostal sem associar á Mara Lima é pecado! Mara tem sido grande divulgadora do gênero, e ajudou muitas cantoras do gênero, como Suellen Lima e a abelha de mel Damares. Tem infinitos sucessos como Valor de uma Alma, Vaso de Alabastro, Daniel, In memorian. Seu ultimo CD foi bom, porém está sem gravar há 2 anos, pois está com problemas de voz. Inclusive semana passada ela passou pela segunda cirurgia para recuperar sua voz, segundo sua assessoria, a voz dela está se recuperando aos poucos e talvez em 2013 já tenhamos trabalhos novos.
            Pensei muito em coloca-la aqui, pois seu ultimo CD foi ótimo, mas fugiu um pouco do estilo. Vanilda Bordieri, além de ótima cantora, é uma grande compositora pra as pentecas. Além de ser casada com o maior produtor pentecostal, o maestro Melk carvalhêdo. Sucessos como Quem te viu e Quem te vê e Fonte no Deserto que está na boca do povo.
            Amanda Ferrari também deve ser inserida aqui, apesar de ser jovem na música, apenas alguns CDs gravados, tem chances e potencial de continuar vendendo muito! Destaco o álbum Eu Vejo Deus, que foi disco de ouro, aceito pelo público como um dos melhores do ano.
            Apesar das letras do ultimo CD serem muito exaltantes para o homem, Damares está conseguindo seu espaço nesse bolo. Não me conformo de Damares ter saído do Louvor Eterno, após tanto apoio por parte da gravadora, que lançou o álbum Apocalipse que estourou com a música Sabor de Mel. Lançou o álbum Diamante em 2010 que vendeu mais de 300.000 cópias. Tem muitas músicas genuinamente pentecostais como Batalha do Arcanjo, Deus que Faz, entre outros.
            Encerrando esta matéria, não posso esquecer a maior cantora do gênero pentecostal!
             Quando falamos pentecostal é a mesma coisa que falar “Shirley Carvalhaes”. 35 anos de ministério e 32 CDs gravados, nenhum deles fora do seu estilo, sempre inovando e sem perder a essência. Shirley tem conseguido continuar na mídia mesmo com o passar dos anos. Sua voz continua inconfundível e sua unção permanece á cada dia. Dentre dezenas de sucessos temos Faraó ou Deus, Há uma Saída, Vendavais, Deus Tremendo, Estou Contigo, Preciso falar de Jesus, Mãos Ungidas, Ditosa Cidade... Sem dúvidas ela marcou a música gospel, e pretende continuar marcando, em plenos 57 anos nunca parou e continuara gravando CDs.
            Cassiane, Elaine de Jesus, Raquel Mello estarão no grupo das semi-pentecostais! E irei falar delas na próxima matéria!

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários:

:)