O verdadeiro pulmão do mundo

10:24 0 Comments

Esse dias assistindo Televisão, vi uma pessoa dizendo que a Amazônia é o pulmão do mundo.
Na realidade essa afirmação é incorreta, mesmo a mídia divulgando que a Amazônia é o pulmão do mundo, devemos descordar.

Primeiramente, a Amazônia é uma floresta, e floresta tem diversos tipos de vegetação, esse vegetais fazem fotossíntese, pela fotossíntese a planta consegue transformar a energia solar em comida, e também absorve o CO2 (Dióxido de Carbono) da atmosfera e o transforma em O2 (Oxigênio). Mas a quantidade de Oxigênio que ela libera, é quase a mesma quantidade que ela consome novamente, tornando um ciclo.

Na verdade o pulmão do mundo, está no Mar. O Mar tem uma biodiversidade gigante, são diversos animais agrupados, como por exemplo:

Bentônicos: Animais que ficam no substrato (Não necessariamente no fundo do mar).
Planctônicos: Animais que não tem força de se locomover nas correntes marítimas, então ficam “boiando”.
Nectônicos: Animais que tem força para se locomover contra e á favor das correntes.

Mas não são esses animais que são responsáveis pela fotossíntese, e sim as Algas. As algas produzem grande quantidade de oxigênio, e ao contrário dos vegetais, consomem muito pouco do oxigênio liberado. Ao contrário dos vegetais , consomem muito pouco do oxigênio liberado. Além disso, as Algas são organismos produtores, pois produzem tecidos através da fotossíntese.
Algas Azuis ou Cianobactérias (principal responsável pela liberação de O2 na Atmosfera) são organismos Fito Plâncton, pois são microscópicos, e são planctos, pois ficam flutuando na água.

Agora, sabemos por que a Amazônia não é o pulmão do mundo. Mas não é por isso que devemos deixar de cuidar dessa preciosidade que Deus nos deixou.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, e sua biodiversidade é tão complexa que os cientistas não descobriram muitas das espécies de animais e vegetais conhecidos atualmente. 

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários:

:)