Acidentes com águas vivas

17:01 0 Comments

Feriado na quinta feira significa para muitos brasileiros a tão sonhada férias prolongadas. Muitos vão ficar em casa, alguns vão viajar, outros vão á igreja, mas esse POST é para quem pretende, assim como eu, viajar para o Litoral.

Principalmente no litoral da região sudeste e sul, nesta época do ano costuma-se ter milhares de casos de queimadas de Águas-Vivas Caravelas e vespas marinhas.

Esses animais, pertencentes ao Filo Cnidária, são animais marinhos que possuem células chamadas Cnidócitos que são células para a defesa do animal. Essas células contém substâncias urticantes.

Esses Cnidócitos liberam os nematocistos quando o animal sente-se ameaçado, e ao entrar em contato com a pele, os Cnidócitos liberam essas substancias na pele do humano, e essa substância causa queimaduras, e dores horríveis.

Já ouvi muitos mitos, de que a urina ajuda á passar a dor da reação, mas isso é mito. A urina ao invés de ajudar, ela pode atrapalhar, pois os micróbios gostam de substâncias que possuem cheiro forte, e a urina pode ajudar á pessoa pegar uma infecção. Então, caso aconteça esse acidente, não urine na região afetada, que não irá ajudar em nada.

O que se tem á fazer é utilizar vinagre para “neutralizar” as reações dos Cnidócito, e logo após isso levar ao pronto socorro.

E aproveitando, quero avisar: se você ver uma caravela boiando no mar e achar que ela está morta, não toque, pois em baixo daquele “saco” de ar, estão os tentáculos da caravela, como na imagem ao lado. Nesses tentáculos possuem aquelas substancias urticantes que queimarão na sua pele caso seja injetado.

Espero que ninguém passe por essa experiência desagradável, mas caso se acidente com uma água-viva, não esqueça, procure um Pronto Socorro, lá você terá todo o atendimento necessário.
Boa Viajem para você, e aproveite! 

redeportal

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários:

:)