Curso de Biologia

19:13 0 Comments

Curso de Biologia

    Resolvi criar esse artigo, para falar um pouco do meu curso, o curso de Ciências Biológicas.

    Atualmente, é comum vermos os adolescentes de 17 anos começarem á já se preocupar com o vestibular, para que assim que terminar o ensino médio, conseguir ingressar em uma boa instituição de ensino superior.
    Na verdade, o Ensino Superior é sonho para muitas pessoas, mas hoje o mercado de trabalho não necessita de pessoas somente com cursos superiores, mas com pós graduação, mestrado, ou seja algum tipo de especialização.
    Os cursos da área da saúde são muito concorridos, entre eles Medicina ,Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Veterinária, etc.
    O Curso de Ciências Biológicas, é um curso considerado da área da saúde, mas que tem muitas matérias da área ambiental.
    Na maioria das universidades, o curso para formação de Bacharel é de 4 anos, e tem como objetivo formar biólogos para atuarem no mercado de trabalho com pesquisas, e todas as áreas da biologia. Já os cursos para formação de Licenciado em Ciências Biológicas, formam biólogos para se tornarem professores, pois esses tem matérias pedagógicas, e a o curso tem duração média de 4 anos também, mas tem faculdades que oferecem o curso em 3 anos.
    Na biologia, o Licenciado pode exercer o mesmo que o Bacharel, ou seja, ele pode trabalhar em laboratórios, mas o bacharel não pode dar aula, para um bacharel dar aula, é necessário uma complementação de matérias pedagógicas para que ele possa se tornar apto para lecionar.
    Na maioria dos casos, um profissional formado em biologia já sai da faculdade empregado, pois é uma área muito extensa. Os biólogos podem atuar em diversos departamentos, como por exemplo:
Análises Citogenéticas;
Análises Citopatológicas;
Análises Clínicas;
Análises de Histocompatibilidade;
Análises e Diagnósticos Biomoleculares
Biodegradação;
Bioética;
Bioinformática;
Biologia Molecular;
Bioprospecção;
Biorremediação;
Biossegurança
Gestão Ambiental;
Gestão de Bancos de Germoplasma;
Gestão de Biotérios;
Gestão de Jardins Botânicos;
Gestão de Jardins Zoológicos;
Gestão de Museus;
Gestão da Qualidade;
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas;
Gestão de Recursos Pesqueiros;
Saúde Pública/Fiscalização Sanitária;
Saúde Pública/Vigilância Ambiental;
Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica;
Saúde Pública/Vigilância Sanitária;
Reprodução Humana Assistida
    Essas são algumas das mais de 60 áreas de atuações dos biólogos.

    Voltando ao curso, uma pessoa que tem interesse em fazer biologia tem que ter em mente que o curso não é somente viagens, diversão e mexer com animais bonitinhos.
    O curso é bem puxado, com matérias bem extensas como Zoologia dos Invertebrados , Zoologia dos Cordados, Morfologia e Sistemática Vegetal, Fisiologia e Anatomia humana, Biologia Celular e Molecular, Genética, Parasitologia, Ecologia, Microbiologia, Micologia, Gestão Ambiental, Paleontologia, Geologia, Entre Outras.
    As matérias exigem esforço e dedicação do aluno, para aprender os diversos reinos, filos e classes que organizam os seres vivos, além de ter que dominar o vocabulário cientifico.
    Em Zoologia dos Invertebrados estudamos os animais que não possuem vértebras, na sua maioria animais de pequeno porte. O mais difícil na matéria é aprender os diversos nomes, como Trypanossoma Cruzi (Chagas), Entamoeba Histolítica (Amebíase),Hexactinellida (Classe do Filo Porífera), Entre outros. Da mesma forma a matéria de Zoologia dos Cordados. Na matéria de Zoologia, temos dissecação de diversos animais como lula, ratos, rã, entre outros.
    Morfologia Vegetal estudamos as estruturas das plantas, cada uma das partes que á compõe e as células da planta. Em Fisiologia Vegetal, estudamos o funcionamento da planta, ou seja, como é feito a troca de Oxigênio com Gás Carbônico.
    Microbiologia estuda os microorganismos vivos, como bactérias e vírus.
    Ecologia estudamos a “casa” de todos os seres vivos, ou seja, a distribuição, e tudo relacionado ao habitat de cada espécie no seu meio.
    Em Geologia estudamos a formação do universo, e depois os tipos de minérios, minerais, mineralóides, escórias, gemas e rochas.
    Em Citologia, estudamos as células eucariontes e procariontes que existem.
    Anatomia Humana estudamos todo o corpo humano, e tem aulas práticas com cadáveres ou bonecos sintéticos.
    Entre outras matérias que compõem o curso de Biologia,.
    Então, você que está pensando em fazer o curso de Ciências Biológicas, saiba que é um curso que além das dificuldades, encontrará muitas surpresas! O conhecimento adquirido ao longo do curso é uma coisa estrondosa, e uma das melhores partes são as viagens aos parques, os passeios turísticos, as trilhas, as aulas práticas com animais, análises de plantas no microscópio, até mesmo a dissecação dos animais e claro, as amizades que você consegue!

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários:

:)