O verdadeiro pulmão do mundo
Esse dias assistindo Televisão, vi uma pessoa dizendo que a Amazônia é o pulmão do mundo.Na realidade essa afirmação é incorreta, mesmo a mídia divulgando que a Amazônia é o pulmão do mundo, devemos descordar.
Primeiramente, a Amazônia é uma floresta, e floresta tem diversos tipos de vegetação, esse vegetais fazem fotossíntese, pela fotossíntese a planta consegue transformar a energia solar em comida, e também absorve o CO2 (Dióxido de Carbono) da atmosfera e o transforma em O2 (Oxigênio). Mas a quantidade de Oxigênio que ela libera, é quase a mesma quantidade que ela consome novamente, tornando um ciclo.
Na verdade o pulmão do mundo, está no Mar. O Mar tem uma biodiversidade gigante, são diversos animais agrupados, como por exemplo:
Bentônicos: Animais que ficam no substrato (Não necessariamente no fundo do mar).
Planctônicos: Animais que não tem força de se locomover nas correntes marítimas, então ficam “boiando”.
Nectônicos: Animais que tem força para se locomover contra e á favor das correntes.
Mas

Algas Azuis ou Cianobactérias (principal responsável pela liberação de O2 na Atmosfera) são organismos Fito Plâncton, pois são microscópicos, e são planctos, pois ficam flutuando na água.
Agora, sabemos por que a Amazônia não é o pulmão do mundo. Mas não é por isso que devemos deixar de cuidar dessa preciosidade que Deus nos deixou.
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, e sua biodiversidade é tão complexa que os cientistas não descobriram muitas das espécies de animais e vegetais conhecidos atualmente.
0 comentários: