Analise Eu Acredito - Voz da Verdade
Após quase 2 anos sem lançamento de CD, por causa da perda da vocalista Lilian e do Pastor Nelson Zanirato, o Voz da Verdade acaba de lançar seu 34º,
Eu Acredito. Ambos faleceram em agosto de 2010.
Esse novo trabalho conseguiu suprir todas as expectativas desse período sem novos discos.
Em todas as canções podemos ouvir um back bocal bem trabalhado, característica marcante do Voz da verdade, onde todos os vocalistas acompanham o coro de todas as músicas, dando-nos a impressão de estarmos em um grande coral.
O repertório é iniciado com o tema do disco.
Eu Acredito é uma música de ânimo e incentivo para todos. Tanto na introdução, quanto no desenrolar da música, notamos forte presença de riffs de guitarra, executados por Samuel Moysés.
Em uma pegada mais suave em relação ao louvor anterior,
O Milagre Bateu em Minha Porta é introduzida por uma orquestra de violinos. Lydia Moysés canta dizendo que nós existimos apenas em Cristo Jesus.
Levanta-te começa com uma leve melodia no teclado, logo o Pastor José Luis nos incentiva á levantar de onde nós estamos para podermos ter o melhor de Deus em nossa vida. No desenrolar da canção a guitarra dá mais vida á música. No término ouvimos um momento de virtuosidade da guitarra e bateria, tocados por Samuel e Daniel Moysés, respectivamente.
A segunda faixa interpretada por Carlos,
Pense Duas Vezes, é uma forma de nos ensinar á não desistirmos das nossas perspectivas. Instrumental muito trabalhado na introdução da música com diversos instrumentos de sopro fazendo um trocadilho.
Com uma flauta, dando a impressão daqueles filmes de índios no interior do Amazonas, começa
Reflexo, canção interpretada por Samuel Moysés. A duração da faixa é extensa, são quase 7 minutos de música, o que deixa um pouco enjoativa. A letra versa sobre a onipresença de Deus.
Um dos grandes destaques do álbum é a música
Concerto, cantada por Liliani Zanirato. Para mim, o instrumental dessa música é o melhor do repertório. Passa a impressão de estarmos em um filme com instrumentos de sopro, guitarra e violinos, deixando a música com um toque especial. A voz soprano da Liliani entoa que Jesus voltará e quando ele voltar, tirará todas as nossas dores. A letra é uma bela poesia.
Fogo de paixão vem com ritmo de forró e podemos ver a grande participação do vocal, cantando que o amor de Jesus é o único que liberta.
Elizabeth Moysés, com seu carisma, canta
Fábrica de Deus . O louvor possui uma intro bem diferente, em ritmo de marcha, visto que a letra e a métrica da música também são. Versa que Deus nos fabricou com suas mãos de artistas e somos a sua imagem e semelhança.
Nunca Diga Nunca, interpretada por Carlos, tem grandes chances de ser uma das músicas mais executadas nas igrejas, por ter uma letra forte mas fácil. O grande diferencial esta no vocal, onde na primeira parte, o vocalista é acompanhado pelas vozes femininas e, na segunda parte, pelas vozes femininas.
De composição de Carlos Moysés e regravação do Grupo Chama Viva,
Casa Fortíssima tem letras e melodias típicas dos LP’s antigos do conjunto, dando destaque para a orquestra e back vocal. A letra destaca bem que o nome de Jesus é a grande casa forte para aquele que crê. Grande destaque para o acompanhamento do Ibsen Batista, contrabaixista do grupo. Ótima interpretação da Pastora Rita Moysés.
A segunda participação de José Luis é marcada por
Quero Conhecer-te, que possui uma letra marcante. Destaque para a finalização da música onde todos entoam “Anjos de Deus estão aqui, dentre ele o rei dos reis”.
O primeiro dueto do álbum é feito por Sara Moysés e Ibsen Batista, o baixista do conjunto. A música
Unção de Vencedor , em ritmo dance, nos ensina que somos sustentados pela oração. O coro vem bem acompanhado do contra baixo e, conta ainda, com um rap, executado também por Ibsen.
Com uma pequena introdução,
Loucura Santa é uma faixa mais simples do set list, porém não menos bonita. Ouvimos ao longo da faixa diversos instrumentos, além das intervenções melódicas e harmônicas da guitarra e violão, enfeitando a música.
Como de costume da banda, Elizabeth Moysés e Alberto Cufone cantam
Ele é Tudo , com grande destaque para a gaita interpretada por Evaristo. Os versos são de exaltação á Deus, dizendo que ele é Tudo o que o homem precisa. A música tem um belíssimo instrumental finalizando a canção. Destaco mais uma vez o dom de Samuel e Daniel, na guitarra e bateria.
A grande novidade desse repertório é a participação especial da “Vó Isa Moysés”, grande idealizadora do conjunto e mãe de 4 integrantes do conjunto, estando em plenas atividades até 2005, onde parou de gravar pela sua idade avançada. A música não conta com muitos recursos, porém a melodia se encaixou bem á voz aveludada da cantora, que conta toda sua história de mais de 80 anos em pouco mais de 3 minutos na música intitulada
A história de Isa.
A canção termina com a seguinte frase: “E nos discos deixei minha voz, hoje eu posso sentir a alegria de ter uma história vivida com Deus, e eu posso olhar para cima e dizer... Obrigado por tudo meu Deus, pois eu quero viver muito mais”.
Podemos observar o motivo do Voz da Verdade estar á mais de 30 anos à tona no mercado gospel, pois eles sabem fazer um bom CD, inovando, mas sem perder a essência.
É álbum que vale a pena ser adquirido, além de que, seu repertório é bem congregacional, ideal para ser executado em grupos de louvor locais.
0 comentários: